Innovar Saúde e Bem-Estar utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog Innovar Saúde e Bem-Estar

Informações, ideias, dicas de saúde e receitas para ajudar você a manter ou recuperar a sua saúde e bem-estar.

Saiba como se adaptar a sonda para nutrição enteral

Saiba como se adaptar a sonda para nutrição enteral

Pacientes que utilizam as sondas em suas dietas enterais, podem apresentar dificuldades em adaptação, e isso pode causar insegurança. 

As pessoas que necessitam desta nutrição especial, devem utilizar a sonda durante todo o dia. E mesmo a adaptação sendo um processo, ele pode ser mais tranquilo com algumas dessas dicas, vem descobrir!

Tenha uma noite de sono tranquila 

A experiência de adaptação no sono pode variar de acordo com o tipo de sonda que possui. Temos:

  • Nasogástrica que é introduzida no nariz até o estômago
  • Orogástrica e Oroentérica que é introduzida na boca até o estômago 
  • Gastrostomia é aplicada sobre a pele até o estômago
  • Duodenostomia e Jejunostomia que é aplicada na pele, porém vai até o duodeno ou jejuno.

Para cada um dos tipos de sonda e paciente há uma forma de se sentir confortável. Mas para facilitar essa adaptação algumas dicas simples podem te ajudar.

Utilize cabeceiras mais altas, assim poderá ter um sono mais confortável evitando casos de refluxos noturnos. A posição que dorme também irá te ajudar, as mais recomendadas são de lado ou de barriga para cima.

Uso da dieta durante a noite

Algumas pessoas têm a necessidade da prática da dieta enteral durante a noite - normalmente em ambientes hospitalares, onde a ministração é feita de forma automática durante o sono ou momentos de descanso do paciente. 

Essa técnica é utilizada para casos específicos, e mesmo sendo utilizada em momentos de descanso normalmente não interfere em sua rotina de sono.

Escolha viver bem!

Mesmo com algumas dificuldades de adaptação, a nutrição enteral pode te levar a maior qualidade de vida, e não ser um sinônimo de limitações. Lembre-se sempre de conversar com a equipe médica sobre como viver e conviver bem com a sonda.

Além disso, troque informações e dicas com quem já passou ou passa por essa situação. Assim poderá enriquecer seus conhecimentos a respeito de cuidados e consequentemente se adaptar melhor a esse recurso. 

Saiba que ainda poderá realizar as suas atividades diárias e se manter ativo socialmente.